Seguidores

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Você tem curiosidade sobre o Museu de Barreiras??



Fundado em 1997, o Museu Municipal Napoleão de Mattos Macedo, tem o objetivo de resguardar a história da cidade de Barreiras, implantando um sistema de informação com base em banco de dados, apresentando à população o grande contingente cultural do município.
O Museu Municipal de Barreiras é uma instituição cultural pública, mantida pela prefeitura, criada para “conservar aspectos” da história da cidade de Barreiras, com objetos colecionados através dos tempos e tem cada vez mais consolidado e expandido a sua função como Casa da Cultura, tornando-se ponto obrigatório de visitação e pesquisa. Seu acervo é de coleção aberta, isto é, adquire e aceita doação de peças.
Oferece aos visitantes exposições permanentes e temporárias, além de promover exposições externas.
O Museu apresenta o Projeto “Museu Itinerante”, onde escolas são visitadas com o intuito de fomentar a divulgação e promoção dos bens culturais registrados, por meio de ações educativas que visem à sensibilização da população para o patrimônio cultural do município, como exposições, palestras, exibição de vídeos, apresentações musicais e teatrais, atividades relacionadas à literatura e outros.
Nele, podemos encontrar telas de artistas locais, exposições arqueológicas, fósseis de indígenas e vários animais, exposições, como: piano, violão e partituras da professora Iazinha Pamplona, primeira professora de Música da região; além disso, encontra-se o primeiro projetor de cinema da cidade, cofre do primeiro banco, talheres de prata, moedas, cartas, medalhas e documentos dos barões; há armamentos da Guerra de Canudos e fardas dos soldados.
Todas as peças estão bem conservadas. É um lugar agradável, com móveis de madeira e os fósseis são protegidos com uma urna de vidro. Há 4 funcionários e um guarda municipal.
Neste sentido, podemos perceber que os museus abrigam o que fomos e o que somos. Inspiram o que seremos. Por isso mesmo devemos preservá-los, valorizá-los, colaborando para que a nossa história, a nossa cultura seja ressignificada e passada de geração e geração. E para que possamos conhecer a história de outros povos é necessário conhecermos primeiro a nossa origem, a nossa história, partindo, neste sentido, da história local e assim chegarmos a uma visão macro da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário